terça-feira, 30 de abril de 2013

Guia de Profissões


Olá pessoal!

O guia de profissões de hoje traz algumas iniciadas com a letra J


 


O Jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens. 


Graduação: 4 anos
Salário: Inicial R$2.000,00


Juízes são agentes do poder judicial, concursados, que tem a responsabilidade de julgar demandas judiciais caracterizadas, na maioria das vezes, por conflito de interesse entre pessoas.  A principal função do Juiz de Direito, em síntese, é preservar a dignidade humana, defender as liberdades públicas e buscar a pacificação social através da resolução definitiva de conflitos de interesses entre pessoas e bens da vida, tais como a liberdade, o patrimônio, a honra e outros. Cabe a ele decidir a demanda judicial com a finalidade de revelar qual das partes têm razão, ou seja, quem tem o direito, em conformidade com as leis e com os costumes, visando atender ao fim social da legislação e às exigências do bem comum.


Graduação: Direito 5 anos, com certificado OAB e no mínimo 3 anos de atividade jurídica
Salário: Inicial R$10.000,00


Um Jurista  – também conhecido como jurisconsulto – é o profissional que se dedica ao estudo do Direito e possui sólido conhecimento de questões jurídicas, opinando sobre a aplicação das leis em processos judiciais.
Para tornar-se um jurista é preciso ser Bacharel em Direito. O curso dura cinco anos e o aluno estuda durante os anos acadêmicos as seguintes disciplinas: Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Constitucional; Direito do Trabalho, Direito Constitucional, entre outras.
Além disso, o profissional que deseja atuar como jurista deve ter capacidade de análise,  senso crítico e de argumentação; gosto pela leitura e por longos debates; além de discrição e senso de ética.
O jurista pode atuar em tribunais de justiça, ou trabalhar sozinho, oferecendo consultas jurídicas à pessoas interessadas


Graduação: Direito 5 anos com certificado OAB.
Salário: não especificado


Equipe Acessa Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário